terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Antiquarius lança 1º CD


Banda Antiquarius lança 1º CD
Resenhado por Jerry Alves, especial para O Progresso
Representante genuínos da música de qualidade que ainda se ouve em barzinhos e apresentações em Imperatriz e região, e influência direta para o surgimento de outras bandas no cenário pop/rock da cidade, a banda imperatrizense Antiquarius lança neste sábado, dia 13 de dezembro, o seu primeiro CD, intitulado Alimento. Produzido por um estúdio de ponta, o CD traz releituras de sucessos do pop nacional, além de músicas inéditas. Se a influência LS Jack já era facilmente notada na banda, agora ela aumentará. São quatro letras de Marcus Menna no disco.
Na estrada há cinco anos, a banda Antiquarius ultrapassa fronteiras ja há algum tempo e é sucesso de público e crítica por onde passa. Formada por Daniel Marra, guitarrista, 23 anos, imperatrizense, engenheiro de controle e automação; Dilemar Junior, vocalista, 25 anos, imperatrizense, administrador de empresas; Elberth de Moura, “Betão”, guitarra solo, 26 anos, imperatrizense, professor de música; Patrick de Paula, bateria, 27 anos, imperatrizense, professor de música; Nilton “Neo” Matões, teclados e piano, 26 anos, imperatrizense, técnico em gravações sonoras e Léo Gomes, Baixo, 23 anos, nascido na capital maranhense, comerciante do ramo de instrumentos musicais.

Vendo uma apresentação da Antiquarius hoje, comparado com o início, uma coisa fica evidente: eles continuam se divertindo com a música, gostam de tocar junto, curtem fazer um som. Além, é claro, de percebermos a química que rola entre eles, a forte presença de palco e uma interação bacana com a galera. Ingredientes fundamentais dos grandes músicos, das boas bandas. A chegada ao primeiro CD deve melhorar essa química. Especialmente porque acertar no primeiro é fundamental para se prosseguir com motivação fazendo o que eles mais gostam.
Gravado no Estúdio Yahoo, Rio de Janeiro
Gravado, mixado e masterizado entre os meses de janeiro a maio deste ano no estúdio Yahoo, Rio de Janeiro, sob a batuta do experiente músico Zé Henrique, hoje um dos maiores produtores de pop no Brasil, Sergio Knust, Marcelão e Jefferson Souza, músicos da banda Yahoo, o disco chega às lojas como um dos mais bem produzidos no Estado. “Estamos muito felizes com o resultado do trabalho. Temos em mãos um disco muito bem produzido e com qualidade até pra concorrer a um Grammy”, diz Daniel Marra, guitarrista e manager da banda, entusiasmado com a qualidade do primeiro CD da Antiquarius.

Só pra relembrar um pouco a história dos produtores do 1º CD da Antiquarius, o YAHOO, é uma banda carioca surgida em 1988. Se o nome talvez lhe falhe na memória, suas músicas e versões para grandes sucessos, não. O grupo lançou cinco discos, e ficou famoso pelos covers em português para clássicos do Hard Rock/Heavy Metal, como "Mordidas de Amor" ("Loves Bites" do DEF LEPPARD), "Anjo" ("Angel" do AEROSMITH), e mais recentemente "Como o Vento" ("Wind Of Change" dos SCORPIONS). Após oito anos de paralisação em suas atividades, o YAHOO retornou em 2006, com Zé Henrique (vocais, baixo), Serginho Knust (guitarra, violões e vocais), Marcelão Faria (bateria), e Val Martins (teclados, violão e vocais). Na maior parte do tempo os músicos do Yahoo produzem CDs para artistas do Brasil inteiro.
Nessa estada da banda Antiquarius no Rio, eles tiveram o prazer de conhecer na sede do Estúdio Yahoo, uma das influências mais fortes para a banda, Marcus Menna, vocal do LS Jack, afastado do grupo por problemas de saúde, mas, já na ativa para a divulgação do seu CD acústico solo, “É preciso saber viver”. “Foi uma honra para nós conhecermos o Marcus Menna. E mais ainda ter a presença dele lá com a gente nas gravações. Foi uma energia boa. Ainda tivemos o prazer de ouvir do próprio cara que ele havia gostado das interpretações de suas músicas pela Antiquarius. Um prêmio pra nós”, diz Daniel emocionado.

Para se ter uma idéia do entrosamento que rolou entre a galera da Antiquarius e a moçada do Estúdio Yahoo, numa sexta-feira, após sessão de gravação do disco, a turma caiu na noite carioca, ciceroneados por Zé Henrique e Marcus Menna, rumo ao Morro da Urca, um dos points mais legais do Rio atualmente, onde assistiram ao show de Frejat, inclusive com acesso ao camarim para tietar o artista, outra grande influência para os músicos da Antiquarius. No sábado, foram juntos a um bar chamado Café Etílico, onde assistiram a um show da banda Analfa, com direito a palhinha de Zé Henrique e Marcus Menna.

Repertório do CD
São doze canções ao todo, sendo cinco regravações e sete faixas inéditas.
O CD abre com “Talvez”, sucesso estrondoso do LS Jack, grupo que exerce forte influência sobre os músicos da banda e que tem vários de seus sucessos no vasto repertório da Antiquarius, regravação esta, segundo Daniel, exigência dos fãs. Com uma releitura super original, a banda regravou também “Rolam as Pedras”, um clássico dos anos 80 de Kiko Zambianchi, sugestão do produtor Zé Henrique, e “Você Vai Lembrar de Mim”, do grupo gaúcho Nenhum de Nós, além das excelentes “This Love”, do Marron 5 (outra grande influência para a banda) e “Mr. Jones” do Counting Crows, dois sucessos que acompanham a Antiquarius em suas apresentações. “Estou surpreso e feliz com o CD. Ficou melhor do que eu imaginava. Temos em mãos um disco que vai honrar toda a história da Antiquarius até aqui, pela qualidade de gravação e produção do mesmo. Quem ouviu até agora ficou entusiasmado, e nós também temos esse sentimento de satisfação com o resultado final do disco”, resume Junior, vocal da banda, que emenda dizendo: “Produzir um disco com essa qualidade é a realização de um sonho pra todos nós e uma maneira de agradecer e presentear nossos fãs pelo apoio que temos recebido desde o início”, diz ele animado.
Inéditas
Intérpretes elogiados desde o começo, a Antiquarius dá um importante passo rumo à maturidade com o novo disco ao apresentar nesse primeiro CD releituras de clássico do pop brasileiro e suas novas canções. “Ficamos conhecidos por interpretar canções de grande sucesso do público, mas era uma cobrança que existia para que a gente lançasse músicas inéditas e também pra que pudéssemos mostrar ao que viemos, defendendo outras canções”, diz Junior.
Então, vamos conhecer as inéditas do disco:
“Nova York” / Marlos Vinicius / Gustavo Lira / Diogo Macedo / Tuta

Folk / country / pop já conhecido e cantado nos shows da banda e da programação de pelo menos duas FMs de Imperatriz, é uma declaração de amor açucarada do cara pra mina, que se encontra a milhares de quilômetros de distância, referência explicita ao título da mesma.
“Sob o Céu” / Marcus Menna/Bicudo/Serginho/Alexandre Lalas

Pop dos bons na linha de influência do LS Jack. De melodia linda e letra na medida, pode tocar tranqüilamente em qualquer boa emissora de rádio brasileira e em qualquer festinha maneira que role por aí...
“Lá Fora” / Marlos Vinicius / Diogo Macedo / Tuta

É aquela música que não passa despercebida no dial. Chama-nos a atenção logo de início. Outro pop dos bons, bem tocado, e ode a um daqueles amores bonitos que a gente teve e que dá saudade. Candidata forte a estar entre as mais tocadas do disco.
“Quem você é” / Marcus Menna
Baladinha perfeita pra namorar e com um daqueles refrões que colam no ouvido da gente. Bem ao estilo Marcus Menna. Aposto muito nessa aqui. É o tipo de música pra cantar alto, na fila do gargarejo, balançando a cabeça pra um lado e pro outro e pensando no amor distante. Essa cai no gosto da mulherada fácil, fácil!
“Duelo final” / Marcus Menna
Tem na letra uma daquelas frases perfeitas pra botar no MSN: “Se é pra nunca mais lembrar, pra mim nunca existiu”. Cantado na terceira pessoa, é um pop de primeira e tem como tema o rompimento de um amor. O cara não ta mais na da mina. Se mandou. É um daqueles conselhos que todos nós damos a um amigo quando julgamos que ele deve recomeçar no amor, quando alguém especial lhe escapou. A música é boa!
“Brinquedo” /Jeff Franzel/Zé Henrique/Marcelao/Sergio Knust/ Fernanda Lima
Outra excelente canção do disco e candidata forte a estar entre as mais tocadas, a música tem refrão chiclete e é a queixa do garotão chorando suas dores a garota sem coração que não lhe dá bola. Entre os compositores desse pop bom, está a excelente Fernanda Lima, autora do mega sucesso ´Só Hoje` do Jota Quest.
“Acorda (com você)” / Tuta / Marlos Vinicius / Gustavo Lira / Diogo Macedo
Uma das minhas três preferidas do CD, é pop de primeira, de pegada segura e que poderia figurar em qualquer boa trilha da Globo. Vai cair no gosto da galera com certeza. Já toca já há algum tempo no meu mp3 no repeat.
Salve, salve Antiquarius!
Esse é o cardápio do primeiro e aguardado CD da banda Antiquarius, a ser lançado neste sábado, 13 de dezembro, na Praça da Cultura em apresentação com convidados muito especiais: Juliano Reis & Jordão, César & Matheus e Ricardo Lima, o excelente vocalista da Madame Lulu, outra prestigiada banda imperatrizense. Pra quem já curte a Antiquarius, um presente de natal antecipado e de primeira. Pra quem não conhece uma grata surpresa a ser descoberta e apreciada. È diversão garantida e da boa. Ah, você não vai pagar pra assistir esse grande espetáculo de música. É free!

No mais, o Jr. ta cantando melhor, absorveu bastante as dicas da experiente galera do Yahoo estúdios, a unidade da banda está maior e o disco deve ser mesmo mostrado com orgulho. Tá muito bom!

Estrearam bem. Lembrei que o Jota Quest também estreou assim, com um disco excelente. Parabéns, Antiquarius! Mais sucesso na carreira de vocês.
Jerry Alves, 37 anos, radialista, mestre-de-cerimônias, blogueiro, viciado em música, cinema, tecnologia, ídolos pop e um apreciador de rock, pop, mpb, r&b, eletrônicas, black music, música brasileira da boa e world music.

2 comentários:

Antônio Marcos disse...

Só faltou dizer que essa banda Yahoo é uma banda de músicos falidos, sem criatividade nem competência para gravar nada original que preste, e ainda por cima ficam cagando grandes clássicos do Hard Rock com versões dignas da Baetz, e ainda contam com um vocalista fraquinho demais, que nem mesmo alcança as notas das versões originais.

Putz. E os caras ainda executaram Vanessa Camargo. Me desculpem, mas só agradou a quem não curte Rock de verdade, o que era 99,99% dos plays e das patys que compareceram lá.

Pra quem gosta de merda foi um prato cheio.

Ao som de Livin on Prayer (Bon Jovi)

Antônio Marcos disse...

Porra!!!!!!!! E ainda puseram dupla sertanojo pra abrir. Pra quem é roqueiro foi realmente um espetáculo dos horrores. Ao som de Welcome to the Jungle (Guns n' Roses).

P.S. Até hoje estou tentando me desintoxicar.